terça-feira, 10 de maio de 2011

Coletivo A Exceção e A Regra

O Coletivo “A Exceção e A Regra” é uma organização de estudantes da EACH que surgiu em 2010, formada por alunos de vários cursos que estão cotidianamente nas lutas e discussões políticas dentro e fora de nossa unidade. A criação deste Coletivo se deu pela falta de organização e debate político dos estudantes da EACH, muitos estruturados em seus Centros Acadêmicos ou nas representações discentes, não existindo uma organização que representasse os dez cursos da unidade frente aos problemas que vivemos no dia-a-dia, como debilidades nas grades curriculares, falta de autonomia estudantil, problemas de infraestrutura, falta de transparência da Direção da Escola, repressão a alunos e trabalhadores e por aí vai. A não existência de um Diretório Acadêmico, ou Grêmio, de toda a EACH dificulta este debate mais profundo sobre a realidade da unidade e de toda a universidade, os projetos aplicados, as reivindicações estudantis e todas as demandas que tocam a vida de cada eachiano e eachiana.
O Coletivo “A Exceção e A Regra” tem como objetivo debater, com todos os alunos da EACH, o futuro de nossa universidade, debatendo a reformulação curricular da Reitoria – que é um grande ataque à qualidade da Educação Superior -, a UNIVESP, que já está em andamento sem maiores discussões na comunidade acadêmica, os processos administrativos e judiciais que vários estudantes e trabalhadores estão enfrentando por conta da intransigência e repressão da Reitoria e Direções de unidade, enfim.  O coletivo quer ouvir, debater e mobilizar todos os estudantes em defesa de uma EACH de qualidade, com maior participação estudantil e com cursos que correspondam às demandas sociais, com investimento e financiamento públicos!
A EACH que Queremos!
Precisamos parar e debater: que EACH queremos? Uma EACH que a cada ano que passa se afunda e se torna um grande escolão técnico, ou uma EACH que dignifique seus cursos, com melhor elaboração destes, qualificação dos professores e maior participação dos alunos nas decisões gerais?
Não dá mais para ver a EACH sendo secundarizada na USP, ver os cursos menos procurados e mais precários, ver uma cúpula de professores ditarem os rumos da unidade de acordo com seus interesses, transformando a EACH em uma escola sem qualidade.
A EACH que queremos é uma EACH com cursos respeitados e melhor elaborados, uma EACH com uma infraestrutura decente, com laboratórios bem equipados, condições de estudo suficientes, uma EACH com democracia, com um debate amplo de seu futuro com toda a comunidade, uma EACH que não reprima, mas incentive a livre manifestação política, acadêmica e cultural.
O Coletivo “A Exceção e A Regra” faz um convite a todos os alunos para transformarem a EACH, construir uma unidade de qualidade, antes que a Reitoria e a Direção a transforme em uma plataforma para o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário